Apresentação


Este blog foi criado na intenção de publicizar a persistência do artista em relação ao seu trabalho com a arte e os conflitos enfrentados por eles no cotidiano do contexto urbano. 
 A arte é um constituinte da sociedade e representa uma das maiores formas de expressão da história e da cultura de um povo. Por meio dela os indivíduos tornam-se capazes de compreender a sociedade em que vivem e, também, transformá-la. Esse é o grande papel da arte na cena urbana: ajudar cada indivíduo a compreender qual é o seu papel no processo de construção social.
Buscamos apresentar aqui um pouco do cotidiano dos artistas e quais são os mecanismos que muitos estabelecem para garantir seu sustento em um país onde o apoio e o incentivo à arte são quase escassos. Na atualidade os artistas trabalham com poucas certezas no que diz respeito à visibilidade e divulgação de seus trabalhos, por isso, buscam meios alternativos para suprir essa carência. É preciso destacar, também, que para um jovem que está se formando hoje, existe muita dificuldade em escolher, com precisão, a arte como a profissão que irá seguir durante sua trajetória profissional. As dúvidas são constantes em relação ao apoio do ciclo em que convivem e não se sabe se virá a estabilidade tão almejada.
Ao contrário do que muitos pensam ou dizem a profissão do artista se revela através de uma realidade que se distingue do glamour, da fama e do dinheiro. O artista em seu cotidiano está sempre exposto a dúvidas, dificuldades, trabalho excessivo, lacunas, solidão e persistência para seguir, sejam eles artistas profissionais ou jovens que constroem expectativas sobre o futuro na arte.
 Apesar disso o trabalho do artista adquire a cada dia influência muito maior. E por isso esse tema foi escolhido: para trazer ao público uma reflexão sobre o trabalho do artista, suas dificuldades e o que ele tem representa para o mundo.